Vereadora Sandra Picoli solicita a implantação de trilhas e jardins sensoriais em praças e parques do município
Espaços estimulam a conexão com a natureza e trazem benefícios especialmente a pessoas com deficiências
PUBLICADO EM 24/04/2024 - 10:50

Durante a realização da última sessão ordinária do Poder Legislativo, na terça-feira (23), foi lido no plenário o pedido de providências em que a vereadora Sandra Picoli (PCdoB) solicita ao Poder Executivo a implantação de trilhas e jardins sensoriais nos espaços de lazer de Erechim, como praças e parques. Este tipo de iniciativa tem por finalidade estimular os sentidos do corpo humano por meio de plantas e materiais presentes no local, gerando benefícios como o bem-estar e o resgate de memórias.

A parlamentar ressalta que os jardins e trilhas sensoriais proporcionam uma experiência imersiva e enriquecedora, conectando as pessoas com a natureza de forma mais profunda. “Esses espaços geralmente são projetados para explorar sensações táteis, visuais, olfativas e até mesmo auditivas, proporcionando momentos de relaxamento, diversão e aprendizado”, detalha Sandra, que reforça ainda o caráter inclusivo da ideia. “As trilhas e os jardins sensoriais podem ser especialmente benéficos para pessoas com deficiências sensoriais, pois oferecem uma oportunidade única de interação com o ambiente natural”, completa.

Conserto de passeio

A vereadora solicitou ainda o conserto do passeio da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Vicente de Paulo. “Esta demanda é de grande importância, pois o conserto do local precisa ser feito urgentemente para evitar acidentes. Sabemos que várias pessoas dependem desta UBS e, no momento, o passeio não oferece segurança”, pontua.