Projeto da vereadora Éclesan propõe preparar Erechim para desastres climáticos e reduzir gastos emergenciais

Proposta prevê planejamento antecipado, organização de fornecedores e medidas para agilizar o atendimento e proteger a população
PUBLICADO EM 14/10/2026 - 15:08
Projeto da vereadora Éclesan propõe preparar Erechim para desastres climáticos e reduzir gastos emergenciais

As tempestades, os alagamentos, as chuvas de granizo e os prejuízos provocados por eventos climáticos extremos reforçam a necessidade de os municípios estarem preparados antes que uma emergência aconteça. Com esse objetivo, a vereadora Enfermeira Éclesan (MDB), apresentou um projeto que propõe a criação da Política Permanente de Resiliência Climática em Erechim.

A iniciativa busca estabelecer diretrizes para que o Município organize antecipadamente suas ações de prevenção, atendimento à população e recuperação após desastres, com foco na proteção de vidas, na agilidade das respostas e no uso eficiente dos recursos públicos.

Uma das medidas previstas para estudo é o planejamento antecipado das contratações necessárias em situações de emergência. Isso inclui avaliar licitações, registros de preços e credenciamentos de fornecedores, conforme as possibilidades previstas na legislação, para facilitar o acesso a lonas, telhas, equipamentos e serviços.

“Se uma tempestade destelhar centenas de casas, não podemos começar naquele momento a procurar fornecedores e negociar preços. Precisamos ter isso planejado. Além de agilizar o atendimento às famílias, podemos evitar contratações emergenciais mais caras e economizar dinheiro público”, explica Éclesan.

O projeto também contempla o planejamento de locais de abrigo, a organização de materiais essenciais, equipes e equipamentos de resgate, além de estudos sobre tecnologias de prevenção e mitigação de granizo e a possibilidade de cooperação com municípios vizinhos.

“Não podemos agir só depois da tragédia. Precisamos de uma política estrutural que norteie as ações durante o desastre, reduza os danos e proteja a vida das pessoas. É nos dias de tempo bom que precisamos definir como vamos agir nos dias de emergência”, destaca a vereadora.

Éclesan ressalta que o projeto não determina a compra imediata de equipamentos nem a criação de novas estruturas. A intenção é estabelecer uma política permanente de planejamento, com medidas definidas a partir de critérios técnicos e da capacidade financeira do Município. A elaboração da proposta contou com contribuições da Defesa Civil de Erechim e da secretaria de Administração, que participaram das discussões e apresentaram sugestões para a construção do projeto.

“Quero agradecer à equipe da Defesa Civil e aos representantes do Executivo, que se reuniram conosco e contribuíram com ideias importantes. Essa troca de experiências é fundamental para construir uma proposta que atenda às necessidades do nosso município”, finaliza Éclesan.

Qual o seu nível de satisfação com o atendimento da Câmara?

Nível de satisfação
Resultado da pesquisa de satisfação: quantidade de respostas por nível
Satisfação Quantia
Muito Insatisfeito 4
Insatisfeito 1
Neutro 1
Satisfeito 1
Muito satisfeito 1