Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores e agentes de saúde mantém audiência com Paulo Polis

Vereadores e agentes de saúde mantém audiência com Paulo Polis

Vereadores Claudemir de Araújo e Leandro Basso acompanharam, na tarde desta quinta, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, a reunião entre as agentes de saúde e o prefeito Paulo Polis, momento em que buscaram a posição do chefe do Executivo quanto as reivindicações levantadas durante audiência ocorrida no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores no último dia 23 de março, onde elencaram como prioridades da categoria a equiparação salarial igual aos agentes de endemias e a destinação dos recursos do PMAQ para ser usado como auxilio salarial da categoria.

Como da reunião anterior, promovida pelos vereadores Claudemir de Araújo e Leandro Basso,   categoria esteve acompanhado de advogado que, além de interlocutor dos profissionais, aponta as questões sobre leis, atribuições, ganhos e equiparações salariais. Naquela oportunidade vereadores garantiram que, como já haviam buscado a melhoria de outras categorias de funcionários do município, esta seria mais uma luta para que a mesma obtenha sucesso em suas reivindicações.

Na oportunidade, classe entregou ao prefeito Paulo Polis um ofício da categoria no qual descreve as atribuições que cabem aos profissionais de agentes de saúde, mas que no momento também estão exercendo outras funções, como a de digitadora dos relatórios e no combate ao mosquito da dengue. Polis, por sua vez, garantiu que na região apenas dois municípios possuem digitadores dos relatórios realizados pelas agentes de saúde.

Ao falar pela categoria, advogado ressaltou o fato de que a mesma busca a equiparação salarial com os agentes de endemias, ou seja, dois salários mínimos, como a possibilidade dos recursos do PMAQ para aumentarem a renda como forma de valorização pelo trabalho que vem sendo executado.

Polis, ao falar para todas as presentes, lembrou que o Ministério da Saúde exigiu que os municípios realizassem uma espécie de varredura para que se pudesse eliminar, o mais rápido possível, os focos de dengue. Com relação ao salário diferenciado, lembrou que os agentes de endemias realizam um trabalho com maior periculosidade. “Com relação ao PMAQ nós estaremos buscando os caminhos necessários para que os recursos sejam usados como incentivo salarial, ou seja, vamos buscar saber qual o percentual que pode ser colocado no aumento salarial, ou seja, já na próxima semana estaremos dando a nossa posição a Comissão”.

Falando sobre equiparidade salarial, destacou a elaboração de um Plano de Carreira para todas as categorias do município. “Vamos licitar empresa que irá realizar um grande estudo, visto que hoje são 46 categorias que buscam aumento salarial, e este Plano de Carreira é que irá delinear o que poderá ser feito. Antes de deixar a administração, neste ano, estarei assinando o Plano de Carreira do funcionalismo. Temos que ver exemplos de outros municípios”.

Polis deixou claro a todos os presentes que estará dando prioridade à categoria e, com relação ao PMAQ, na próxima semana já haverá a resposta com relação a reivindicação da categoria.

Finalizando, os vereadores Claudemir de Araújo e Leandro Basso ressaltaram que estarão acompanhando as profissionais, junto ao Executivo, quando da resposta do mesmo com relação ao PMAQ.

registrado em: ,