Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam reajuste dos vencimentos e salários dos servidores municipais

Vereadores aprovaram, com o voto contrário do vereador Leandro Basso que argumentou que índice deveria ser maior, acompanhando a inflação, o Projeto de Lei Executivo, no qual dispõe sobre o reajuste dos vencimentos e salários dos servidores municipais de 7%, bem como aos diretores e servidores da AGER/Erechim. Votação foi acompanhada pela direção do Sindicato dos Servidores, como de alguns funcionários do município.
O índice de reajuste aplicado é composto pela revisão salarial geral anual, conforme Artigo 37, inciso X da Constituição Federal, de 6,41% e a reposição salarial de 0,59%, a título de aumento real.
A correção atinge também o Magistério Público, os Inativos e Pensionistas, os estagiários, as demais funções e remunerações e os contratos por tempo determinado e emergenciais em vigor. Reajuste incidirá, também, sobre os Cargos de Confiança e os valores das Funções Gratificadas.
Índice foi negociado através de reuniões da administração municipal e o Sindicato dos Municipários de Erechim, que conduziram a administração ao índice aprovado, considerando as disponibilidades orçamentárias e financeiras do município, bem como as limitações percentuais com os gastos de pessoal, previstas na Lei Complementar 101/2000.
Reajuste é efetuado através de índices financeiros acumulados dos últimos 12 meses, e baseado no reajuste do IPTU, restando consignada a porcentagem de 7% de aumento com incidência nos rendimentos dos servidores provenientes de remuneração de cargos efetivos.
Vereadores da oposição destacaram que o percentual deveria ser maior, visto a atual realidade inflacionária que vive o País e a redução do poder de compra, principalmente no que se refere a cesta básica. Também defenderam a redução de secretarias e o gasto com publicidade pelo governo municipal.
Pela situação, foi ressaltada a valorização do funcionalismo com reajustes no governo atual acima da inflação e o Vale Alimentação, ações que fizeram com que os servidores públicos municipais fosse valorizados. O momento difícil da economia e a disposição do Executivo em sentar para negociar com a categoria também foram lembrados pelos vereadores da base governista.