Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam PL que firma convênio com a Rede Metal Mecânica

Vereadores aprovam PL que firma convênio com a Rede Metal Mecânica

Com voto contrário do vereador Claudemir de Araújo, abstenção de Leandro Basso e 13 votos favoráveis, o Poder Legislativo aprovou na noite desta segunda, 11, Projeto de Lei Executivo, 059/2015, que firma convênio com a Associação da Rede Metal-Mecânica do Alto Uruguai, visando ao repasse de recursos para a realização do Projeto Criar Oportunidade e Fortalecer as Indústrias da Metal-Mecânica da região, no valor de R$ 155 mil.

Associação pretende auxiliar o crescimento saudável do polo industrial, buscar produtos, parcerias e tecnologias no mercado internacional, conhecer as exigências e tendências do mercado nacional, fortalecer junto às pessoas, entidades e empresas a importância do trabalho em rede, fomentar o associativismo e o cooperativismo no setor privado, integrar aspectos mercadológicos, tecnológicos e científicos, organizacionais e ambientais, melhorar os processos, qualidade dos produtos e serviços das associadas, melhorar o resultado operacional das empresas envolvidas nas ações deste plano de trabalho e promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade das empresas associadas.

Leandro Basso lamentou os projetos de urgência, urgentíssima que teriam entrado na agenda do dia na segunda pela manhã. “Seria bom disponibilizar um bom tempo para ler o projeto”. Também lembrou que a liberação de recursos ocorre desde 2009 e tem aumentado gradativamente. “Vocês tem recebido uma atenção melhor do que outros segmentos da sociedade, portanto existe a mesma urgência para as suas aprovações, visto que as pequenas empresas não conseguem chegar até o consumidor. Apenas algumas demandas são atendidas”.

Lucas Farina agradeceu aos vereadores que assinaram a entrada do PL na pauta do dia. “Esta é uma prerrogativa do Executivo e o projeto já estava na Casa há uma semana. A Rede Metal Mecânica tem recebido atenção devido a sua organização e a devida atenção como tantas outras parcerias com a sociedade”.

“Se oportuniza a busca de conhecimentos para transformar Erechim em um grande pólo. Desta forma o Governo consegue gerenciar o seu desenvolvimento e se colocar à disposição”.

Valdemar Loch lembrou que o Poder Executivo tem destinado recursos para as entidades. “Este é um bom momento quando vemos empresários elaborando projetos como este para despontarmos no cenário industrial, pois o conhecimento é muito importante. Temos a prerrogativa de fiscalizar como legisladores, mas temos a certeza de que os recursos serão bem utilizados”.

Para Marcos Lando haveria uma falta de organização por parte do Executivo, visto que os PL para apreciação poderiam vir em datas anteriores. “Voto favorável, mas temos que ter cuidado na liberação de verbas, pois temos várias demandas no município e o atual momento é de prudência, já que a crise passará a ser maior a partir de agora”.

Marinês Ronsoni, tomando assento na segunda, também ressaltou que o PL poderia ser melhor pensado. “Voto favorável, pois esta é uma boa iniciativa para um setor que representa grande arrecadação de nosso município. Organização poderia estar centrada na destinação igualitária a todas as redes, além da metal-mecânica”.

Luiz de Brito sugeriu para que a Comissão de Justiça e Redação se reunisse no início da tarde para que pudesse analisar com maior profundidade os projetos. Também lembrou as orientações do TCE e outros órgãos fiscalizadores com relação aos projetos de urgência, urgentíssima.

Ao destacar que os recursos repassados aumentam ano após anos os seus valores, como questionou a aplicabilidade destes conhecimentos junto ao município, Claudemir de Araújo votou contrário.