Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Ana Oliveira solicita Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da 15ª CRE

Vereadora Ana Oliveira solicita Sessão Solene em homenagem aos 70 anos da 15ª CRE

Na última sessão ordinária do Legislativo, 21, a vereadora Ana Oliveira (MDB) teve aprovado o requerimento para realização de Sessão Solene em comemoração dos 70 anos de atividades da 15ª Coordenadoria Regional de Educação.


A história de criação da 15ª CRE teve início no ano de 1952. Na época, chamada de Delegacia Regional de Ensino, foi criada, junto com as demais Regionais no estado, pelo então Governador Ernesto Dornelles, e pelo Secretário de Educação e Cultura, Júlio Marino de Carvalho, através do Decreto Estadual de Nº 2900, de 7 de Maio de 1952, e publicado no Diário Oficial em 9 de Maio do mesmo ano. A primeira a ocupar o cargo de Delegada Regional de Educação, foi uma mulher, a Professora Haidée Tedesco Reali, que desempenhou a função de 10 de outubro de 1951 à 18 de abril de 1955.

Em seus 70 anos de história e dedicação à excelência na Educação, a 15ª CRE atravessou diversos momentos ao longo tempo, como a alteração de nomenclatura de “Delegacia Regional” para “Coordenadoria Regional”, mudanças nas diretrizes educacionais no Brasil e no Rio Grande do Sul, alternância de gestões e, mais recentemente a pandemia de covid-19, onde todo o processo de gestão escolar precisou ser reformulado. Atualmente a 15ª Coordenadoria Regional de Educação, tem abrangência de 41 municípios, e atua em conjunto com as equipes diretivas na gestão de 90 escolas e no atendimento de 21.000 estudantes da Rede Estadual.


Ana ressaltou a importância da educação e o momento ímpar de celebração. ‘‘Tenho certeza que todos os demais colegas reconhecem o grande trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Educação em seus 70 anos, e peço que esta ilustre Casa Legislativa, que assim como a 15ª CRE, presta serviços de grande relevância para a população, realize esta sessão solene em homenagem à todos os que contribuíram, e contribuem, pela educação da nossa cidade e da região’’, afirmou a parlamentar.


A homenagem e sessão solene deverá acontecer no dia 05 de maio, às 20 horas, no Plenário da Câmara de Vereadores.

registrado em: