Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Pimenta sugere implantação do Programa Medicamento em Casa durante o período de pandemia

Vereador Pimenta sugere implantação do Programa Medicamento em Casa durante o período de pandemia

A pandemia do novo coronavírus impôs uma série de restrições a toda população, em especial às pessoas que pertencem ao chamado grupo de risco, com maior probabilidade e infecção pela covid-19. Diante desse cenário que gera medo e incerteza, e buscando, de alguma forma, amenizar eventuais transtornos, o vereador Gilson Serafin – Pimenta (Republicanos) sugeriu ao Poder Executivo, durante a sessão ordinária da última segunda-feira (29), um projeto de lei que institua em Erechim o Programa Medicamento em Casa durante o período em que perdurarem a pandemia e o estado de calamidade pública.

Conforme explica o parlamentar, a iniciativa tem como objetivo encaminhar à residência de pessoas com idade acima de 70 anos, com deficiência e/ou mobilidade reduzida, cadeirantes, portadoras de doenças crônicas, restritas ao leito e usuárias do Sistema  Único de Saude (SUS) remédios de uso contínuo, prescritos em tratamento regular, disponíveis na Rede de Saúde. “A entrega de medicamentos em casa vai corroborar muito com as medidas de isolamento, diminuindo o risco de contágio da doença e consequente número de vítimas”, afirma.

Pimenta – que no ano passado teve aprovado um projeto similar, posteriormente vetado pelo Executivo – também aponta benefícios para o próprio setor da Saúde com a aplicação do programa. “Além de facilitar a vida do usuário, trará benefícios ao setor, ao evitar a aglomeração de um grande número de pessoas nas UBSs. Destacamos ainda o caráter altamente humanitário do projeto, pois irá aliviar o sofrimento de pessoas idosas e com dificuldades de locomoção”, destaca o vereador. Após a leitura no plenário da Câmara, o pedido de providências com a sugestão do projeto foi encaminhada ao setor competente da Prefeitura.

registrado em: