Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereador Araújo solicita realização de mutirão oftalmológico nas escolas da rede municipal

Vereador Araújo solicita realização de mutirão oftalmológico nas escolas da rede municipal

O problema de visão afeta inúmeras pessoas e, se não tratado, prejudica a realização de atividades do dia a dia. A situação fica mais complicada quando atinge crianças e jovens em idade escolar. Devido à pandemia do COVID-19, crianças e adolescentes têm passado mais tempo utilizando computadores, tablets e celulares, o que pode prejudicar e agravar o problema.

Na justificativa do pedido, o vereador Claudemir de Araújo (PTB) salienta que a visão é essencial para o aprendizado. “Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 1,4 milhão de crianças no mundo apresentam perda de visão em algum grau. Porém, 80% desses casos poderiam ser evitados ou tratados com melhores resultados em uma consulta oftalmológica”.

De acordo com o Ministério da Saúde, 30% das crianças em idade escolar no Brasil apresentam problemas de visão (erros de refração, ambliopia, conjuntivite, estrabismo, sequela de acidente ocular, malformação congênita, etc.), que, quando não diagnosticados, afetam o aprendizado e podem até ser causa de evasão escolar. “Além disso, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) estima que cerca de 20% dos alunos necessitam de óculos, sendo que 5% apresentam menos de 50% da visão normal sem correção”, destaca o vereador.

Segundo especialistas na área, até completarem 2 anos de vida, os bebês, com sintoma ou não de problemas de vista, devem ser levados ao oftalmologista, idealmente a cada seis meses. Após essa idade, se estiver tudo bem, a criança deve ser acompanhada anualmente até os 10 anos, e posteriormente de forma periódica até a idade adulta. 

Araújo ressalta que a identificação de problemas visuais em crianças e adolescentes em idade escolar é uma ação preventiva que visa impedir a evolução da doença e melhorar o aprendizado e o aproveitamento escolar. “Por este motivo, estamos solicitando a realização de mutirão oftalmológico nas escolas da rede municipal, bem como a entrega de óculos para os alunos que necessitarem, com o objetivo de melhorar o aproveitamento escolar e contribuir para a qualidade de vida deste público em específico”.

registrado em: