Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Troféu Castelhinho e Menção Honrosa nas homenagens aos 80 anos do Clube do Comércio

Através da proposição do vereador Ernani Mello, orador da noite, o Poder Legislativo realizou nesta segunda, 30, uma homenagem aos 80 anos do Clube do Comércio, momento em que foram entregues, simultaneamente, o Troféu Castelinho e a placa de Menção Honrosa, reverenciando desta forma, não somente a história da edificação, mas do trabalho de todos os homens e mulheres que ao longo de oito décadas se dedicaram para que o homenageado se tornasse referência para a sociedade local e regional.

“Com a maturidade de um ancião, mas com a força e dinamismo de um jovem, o clube do comércio através da união de seus associados, superação de sua equipe de trabalho e pela coragem, inovação e empreendedorismo de sua diretoria, anda a passos largos rumo a novos tempos e novas conquistas”.

Ernani pontuou que, muito mais que um clube social, o Aristocrático, como é mais conhecido, é um patrimônio histórico e cultural de Erechim, cuja história anda paralela a história do município, e está marcada na vida e no coração de muitos erechinenses.

“Sabemos que é muito difícil reproduzir na íntegra uma história longa e bela como esta, mas não poderíamos deixar passar esta tão importante data sem que esta Casa que representa o povo de Erechim pudesse manifestar-se, valorizando a cada um que ajudou a construir este clube, porque sabemos o valor que ele tem e o que representa para a nossa comunidade”, reforça.

Sua história tem início no tempo de Boa Vista do Erechim, quando sua fundação foi oficializada em reunião realizada na Sociedade Italiana Carlo Del Prette em 18 de março de 1935. “Um momento histórico para as 33 pessoas presentes”.

Seu primeiro presidente foi Amarante Rosa, com o compromisso inicial de providenciar uma sede social, o que aconteceu com a adaptação de uma propriedade de Elisa Vacchi, na Maurício Cardoso, para sua sede provisória em 12 de outubro de 1935. Em 1937 é comprado o terreno onde o clube se encontra até hoje. “Em agosto do mesmo ano foi lançada a preda fundamental, e a partir daí iniciaram-se os trabalhos para a construção da que seria a atual sede. Uma obra arquitetônica que embeleza e destaca nossa cidade. Sua inauguração ocorre em 16 de dezembro de 1939 com 450 sócios”.

“Durante sua trajetória, marcada pela realização de muitos eventos sociais, que tem o reconhecimento da sociedade local, muitas pessoas colaboraram através de seu desprendimento e boa vontade para levar adiante os objetivos do clube. Faltaria espaço para nominar todos, mas cada um sabe da importância que teve e que tem para o clube”.

Nestas oito décadas, Ernani pontua que todos tem a convicção de que cada presidente que liderou o Clube, bem como suas diretorias dedicara-se para ampliar seu quadro de associados. “Dedicaram-se para conservar e ampliar seu espaço físico e o patrimônio da entidade. Tudo isso elevou e tornou grande o nome do Aristocrático na sociedade local e regional”.

“Do ano de 1935 até os dias de hoje, o Clube do Comércio, através de sua excelente infraestrutura, proporciona atividades recreativas, sociais e esportivas a aproximadamente quatro mil associados, entre titulares e dependentes. Foi graças ao incansável trabalho realizado pelos seus ex-presidentes e suas diretorias, ao desprendimento e visão com foco em uma melhor qualidade de vida, ousadia e coragem em inovar e abrir caminhos, que o Aristocrático chega aos 80 anos com o reconhecimento de seus associados”.

Após a entrega das honrarias, o atual presidente do clube, Jeferson Luiz Zardo de Oliveira usou a Tribuna da Casa, momento em que agradeceu a iniciativa do vereador Ernani e a unanimidade dos demais vereadores. “Muito nos orgulha recebermos uma homenagem desta Casa Legislativa que é a voz dos cidadãos de nosso município, do reconhecimento ao trabalho de nossos ex-presidentes, da luta, dos percalços e das suas conquistas”.