Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessão Especial resgata os 60 anos do Sindicato dos Bancários

Sessão Especial resgata os 60 anos do Sindicato dos Bancários

Plenário da Câmara Municipal de Vereadores foi palco, na noite da última segunda, da sessão especial em homenagem aos 60 anos do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Erechim e região, que teve como oradora a vereadora autora da proposição, Clarice Moraes. Na oportunidade, a presença de integrantes do mesmo, como bancários, convidados e comunidade.

 “Uma importante entidade de Erechim e região do Alto Uruguai que se destaca pelo trabalho realizado em benefício a toda a classe trabalhadora de sua categoria e que também contribui com outras categorias e entidades sociais”.

Em 21 de maio de 1952 era criada a Associação em Estabelecimentos Bancários de Erechim onde, a partir de sete de novembro de 1955 passa a ter personalidade jurídica distinta. Sem fins lucrativos, é uma entidade de defesa e representação legal dos empregados em estabelecimentos bancários, ou seja, comerciais, de investimentos, financeiras, captação de poupanças e investimentos imobiliários.

Distribuidoras de títulos e valores mobiliários, Caixa Econômica Federal e os empregados em empresas coligadas pertencentes ou contratadas por grupos econômicos bancários, financeiras ou por interposta pessoa cujo desempenho profissional contribua de forma direta ou indireta para a consecução do desenvolvimento da atividade econômica preponderante da empresa principal.

 Hoje, com 910 bancários na base, mais de 253 aposentados que continuam sócios isentos de mensalidades, sua base de atuação está centrada em 36 municípios com um total de 59 agências bancárias.

Clarice lembrou que, entre as finalidades do Sindicato está a defesa dos interesses econômicos, sociais, profissionais, políticos e culturais de todos os integrantes da categoria profissional, a criação de normas coletivas de trabalho, a utilização de todos os meios ao seu alcance para o efetivo cumprimento dos direitos dos trabalhadores, especialmente aqueles referente à proteção ao trabalho e a preservação da saúde.

“Também está a ampliação e melhoria das condições de higiene e segurança no trabalho e por melhor remuneração no rumo da justiça social, a promoção da união, organização e educação dos trabalhadores para os princípios da solidariedade de classe, a promoção e o incentivo permanente para toda a forma de organização dos trabalhadores, o combate a todas as formas de preconceitos, a promoção da defesa e da preservação do meio ambiente e combate a todas as formas de poluição, a promoção e incentivo aos interesses da classe trabalhadora, assim entendido em seu amplo sentido, e a promoção e incentivo as manifestações culturais dos membros da categoria e da classe trabalhadora”.

Entre as suas prerrogativas, está a defesa perante as autoridades administrativas e judiciárias, os interesses coletivos da categoria profissional, bem como os individuais de seus associados, inclusive como substituto processual, dependendo apenas da autorização da assembleia geral, além de outras.  O incentivo e a criação de condições para empreendimentos cooperativados e de autogestão, auxiliar na formação e capacitação dos membros da categoria, firmar convênio com outros sindicatos de empregados, visando uma administração conjunta de suas atividades e patrimônio, além de manter os serviços especializados para prestar assistência aos associados e conveniados, de acordo com a necessidade, conveniência e possibilidade e instituir dentro de sua base delegacias sindicais de base representantes de bases ou seções.

Como deveres, todo o associado deve exercer as suas atividades de acordo com os princípios estabelecidos junto ao Estatuto do Sindicato, manter as relações de cooperação com as demais associações de classe, visando à justiça social e a defesa dos interesses dos trabalhadores, como estimular a organização da categoria por local de trabalho, estabelecer negociações com a categoria econômica, visando a obtenção de melhorias para a categoria profissional, como fomentar a cultura e a formação político sindical.

A Diretoria Administrativa do Sindicato é composta de nove membros efetivos e respectivos suplentes eleitos, pelo prazo de quatro anos. Entre os cargos estão os de Presidente, Secretário, Tesoureiro, Diretor Social, Diretor de Assuntos Jurídicos, Diretor de Organização de Patrimônio, Diretor de Esportes, Diretor de Imprensa, Propaganda e Mobilização, E o Diretor de Organização e Política Sindical. Os demais cargos são ocupados na ordem de menção da chapa eleita.

A Diretoria cabe dirigir o Sindicato de acordo com as normas estatutárias, administrar o patrimônio social e promover o bem estar dos associados, e da categoria profissional representada, elaborar o Regimento Interno e os serviços necessários ao desenvolvimento das atividades do Sindicato, cumprir e fazer cumprir as normas determinadas pelo Estatuto, pelos regimentos do Sindicato, bem como as decisões das autoridades competentes e da Assembléia Geral.

Aplicar as penalidades previstas no Estatuto, reunir-se uma vez por mês, ordinariamente ou extraordinariamente, sempre que for convocada pelo presidente ou pela maioria dos seus membros. Por fim, nomear os funcionários e fixar seus vencimentos, de acordo com as necessidades de serviços, com a aprovação da Assembléia Geral ou da Diretoria.

Fazem parte da atual Diretoria Administrativa, gestão 2014 – 2018:

Paulo Renato de Souza; Rozeli Golfetto; Jeane Rosset Camerini; Jose Nelson Fachini; Walmor Francisco Spivakoski; Moacir João Tolazzi; Maria Viviani de Castro; Carlos Spinato e Deise Dias Dalletezze.   

 “Desta forma, senhores e senhoras, comunidade, bancários e convidados, me sinto lisonjeada por, nesta noite, estar reverenciando os 60 anos desta entidade, tempo suficiente para fazer a sua história junto ao município de Erechim. Tempo de muito trabalho, dedicação e, principalmente, dedicação ao associado. Uma marca, um tempo e um trabalho que merece sim, desta Casa Legislativa, esta distinção. A todos, meu muito obrigada pela honra e pelo resgate histórico. Uma boa noite a todos”. 

Em nome do Sindicato, Paulo agradeceu a Casa Legislativa pela homenagem, como a vereadora proponente, Clarice Moraes, além do trabalho desenvolvido por todos que hoje fazem parte do Sindicato. 

registrado em: