Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto do vereador Romildo Protetor estabelece direitos a cães e gatos comunitários no município

Projeto do vereador Romildo Protetor estabelece direitos a cães e gatos comunitários no município

Não é de hoje que a causa animal ganha cada vez mais defensores e mobiliza o poder público em todas as esferas. Em Erechim não é diferente, e os representantes do Poder Legislativo mostraram, na sessão ordinária da última segunda-feira (23), que estão atentos a este importante debate, aprovando o projeto de autoria do vereador Romildo Protetor (MDB) que estabelece uma série de diretrizes e direitos referentes a cães e gatos comunitários no município. O projeto aguarda sanção do Poder Executivo para passar a vigorar.

“A proposta versa sobre animais que não contam com tutor definido que se integra à vida de uma comunidade de forma a estabelecer com seus membros laços de afeto e dependência recíprocos, que lhe garantem abrigo e condições de sobrevivência”, explica o parlamentar proponente, frisando que, apesar dos avanços recentes em relação à legislação, os animais continuam discriminados pela indiferença humana. Segundo o texto aprovado em plenário, cães e gatos comunitários terão direito a apadrinhamento pelo município e pelos cidadãos, que contribuirão para o seu bem-estar garantindo comida, água, abrigo, vacinas, esterilização e zelo pela saúde, bem como a devida identificação e contato do(s) tutor(es) em coleira.

Segundo Romildo, a iniciativa servirá de incentivo à adoção responsável, apadrinhamento e disponibilização de lar temporário a animais em situação de risco. “As estatísticas de animais abandonados e vítimas de maus tratos vêm ocorrendo de forma inaceitável. Assim, considerando que muitos municípios já adotaram o programa de cães e gatos comunitários, com o objetivo de manter o animal livre, porém castrado, vacinado e cuidado, consideramos que esta alternativa é viável em Erechim”, afirma.

registrado em: