Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto do vereador Araújo pretende incentivar o plantio de mudas nativas a cada nascimento em Erechim

Projeto do vereador Araújo pretende incentivar o plantio de mudas nativas a cada nascimento em Erechim

Sempre preocupado com as questões ambientais, o vereador Claudemir de Araújo (PTB) protocolou na última semana, junto a secretaria da Casa Legislativa, um projeto de lei que institui o programa ‘Raízes de Erechim’, com a finalidade de estimular o município de Erechim a adotar medidas que incentivem a preservação do meio ambiente e a promoção da educação ambiental, por meio do plantio de uma muda de árvore nativa a cada registro de nascimento de criança na cidade.

De acordo com a proposta, empresas e entidades poderão participar em parceria com o poder público doando as mudas de árvores. Elas serão disponibilizadas aos pais em até 90 dias após o nascimento para realização do plantio, que deve ser realizado preferencialmente em área urbana, observadas as regras de urbanismo da legislação vigente, mediante aprovação do órgão responsável pelo meio ambiente.

Além disso, cada criança receberá um certificado “Criança Amiga da Natureza” e junto a árvore será fixada placa padronizada, conforme modelo e padrão definido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, constando o nome da criança, data de nascimento, nome da espécie vegetal e data do plantio.

O vereador Araújo enfatiza que as árvores ajudam a amenizar a temperatura, aumentam a umidade do ar, proporcionam sombra, filtram a poluição, absorvem a água da chuva, evitando enchentes, e até bloqueiam a entrada de barulho e poeira em nossas casas – além de tornar qualquer ambiente mais bonito. “A iniciativa deixa a cidade mais verde e, de quebra, é uma ótima simbologia para marcar e acompanhar o desenvolvimento das crianças. Sem contar que ajuda a florescer, desde cedo, nos pequenos os princípios da educação ambiental", destaca o vereador.

 

registrado em: