Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto de Lei Legislativo denomina artéria de Rua Naraldo Santin

Projeto de Lei Legislativo denomina artéria de Rua Naraldo Santin

Vereadores aprovaram, por unanimidade, Projeto de Lei Legislativo, de autoria do vice presidente, vereador Zé da Cruz, que denomina artéria de nosso município de Rua Naraldo Santin – Pioneiro, localizada em parte dos lotes rurais, números 41 e 42 da Linha “0”, secção Paiol Grande.

A família Santin tem origem no Norte da Itália, mais precisamente da cidade de Belluno. Vieram para o Brasil entre os anos de 1879/1880, instalando-se no município de Encantado. De lá transferiram para residir em Erechim em 1918, na época que era distrito de Passo Fundo emancipando-se neste mesmo ano com o nome de Boa Vista do Erechim, residindo na localidade de Jaguaretê.

Filho de Varisto Santin e Angela Agostini, nasceu em março de 1908 na cidade de Encantado e possuía 11 irmãos. Conheceu Affonsina Maria Arsego na localidade de Jaguaretê e casou-se no dia 13 de maio de 1933 na Igreja de Santa Izabel de Hungria na cidade de Três Arroios.

Agricultores, tiveram 13 filhos, sendo três falecidos. Após a união, residiram em vários locais, como Jaguaretê, KM 10 Povoado Argenta e KM 7 – Barragem da Corsan. Foi fundador do Clube Cruzeiro e no ano de 1952 fundador da Capela São Judas Tadeu.

No ano de 2012 esta capela foi reconstruída com a colaboração da comunidade atual, e também dos filhos, seguindo o exemplo de Naraldo. Foi sócio da Capela Nossa Senhora do Pedancino, KM 10 Povoado Argenta.

Foi colaborador na construção do Seminário Nossa Senhora de Fátima (1953), pois na época a família Santin possuía uma olaria, que além de fazer a doação de tijolos (que ele mesmo transportava de carroça), auxiliava na mão de obra para a construção. Faleceu no dia 09 de agosto de 1973 aos 65 anos.