Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Projeto de Lei denomina artéria de Rua José Souza Mendes

Projeto de Lei denomina artéria de Rua José Souza Mendes

Aprovado por unanimidade, durante sessão ordinária desta segunda, 05, Projeto de Lei Legislativo, de autoria da vereadora Clarice Moraes, no qual denomina artéria de nosso município de Rua José de Souza Mendes – Major, localizada no Loteamento Bem Morar Erechim.

José Mendes nasceu em junho de 1912. Filho de Raimundo e Francisca Mendes, casou-se com Rachel Jacques Mendes, e desta união tiveram quatro filhos, José Carlos (in memorian), Marilene (in memorian), Maria Salette e Maria Lucia.

No ano de 1953 chega a Erechim e passa a residir na Rua Pedro Alvares Cabral. Apaixonado pelo esporte, dedicou-se de corpo e alma na sua profissão como professor de Educação Física nos colégios Medianeira, São José e Professor Mantovani, onde organizava atividades esportivas entre essas escolas.

Era responsável pela Junta de Alistamento Militar e fazia todo o trabalho de acolhimento moral e econômico aos agricultores que vinham à Erechim para realizarem alistamento militar de seus filhos e não tinham condições de custear sua estadia e alimentação, oferecendo muitas vezes como pousada a sua própria residência.

Major Mendes, como era carinhosamente conhecido, estava sempre envolvido em obras sociais e, em parceria como Colégio São José, colaborou com alimentação, vestuário e medicação para as famílias necessitadas que residiam no bairro Florestinha, além de participar de obras sociais ligadas ao Rotary e aos Lions Club de Erechim.

Era organizador participante de todas as atividades cívicas de nosso município. No ano de 1969 recebeu da Liga de Defesa Nacional uma placa de prata em reconhecimento pelos valiosos serviços prestados à Pátria.

“Foi em Erechim que o Major Mendes viveu por 40 anos, criou seus filhos e fez grandes amigos. Mas por motivos sérios de saúde teve que buscar tratamento médico especializado na capital do Estado, vindo a falecer em 1985 aos 73 anos de idade. Deixou saudades e uma lição de vida que orgulha filhos, netos e bisnetas”, concluiu Clarice.

registrado em: