Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Nova sede para o Banco de Sangue é resultado de trabalho coletivo

Nova sede para o Banco de Sangue é resultado de trabalho coletivo

Assinatura do contrato para construção foi realizado hoje (2). Obra será referência no Estado e deve ficar pronta em 18 meses. Investimentos passam de R$ 2 milhões com recursos do programa Investe + Erechim, da Câmara de Vereadores, governo estadual e de emenda parlamentar

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, fez questão de enfatizar, na assinatura do contrato realizado na manhã de hoje (2), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim, a importância do trabalho coletivo para concretização da construção da nova sede da Associação Beneficente dos Receptores de Sangue de Erechim, também conhecida como Banco de Sangue de ErechimA sede vai ficar localizada ao lado da Unidade Municipal de Referência em Saúde (antiga UPA) e tem previsão de ficar pronta em 18 meses, a partir da ordem de início das obras. Investimentos passam de R$ 2 milhões com recursos do programa Investe + Erechim, da Câmara de Vereadores, governo estadual e de emenda parlamentar.

A assinatura do contrato contou com a presença do vice-prefeito, Flávio Tirello, presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto, o presidente do Banco de Sangue de Erechim, Alexandre Lyrio, e Rodrigo Bragagnolo, representante da empresa vencedora da licitação, N. M. B. Construção Civil Ltda, além de representantes de entidades, comércio, indústria e servidores públicos.

Três vezes maior

O presidente do Banco de Sangue de Erechim, Alexandre Lyrio, disse que a assinatura do contrato é um marco histórico. “Estávamos precisando de um espaço maior e a nova sede com 750 metros quadrados vai ser três vezes maior que a atual, podendo ser ainda ampliada, e nos dará melhores condições de trabalho e capacidade resolutiva para os próximos 30 anos”, afirma.

Segundo o presidente do Banco de Sangue, com a nova estrutura será possível realizar outros serviços que não são feitos hoje por falta de espaço. “Esta construção é resultado do trabalho de muitas mãos e será um grande diferencial no trabalho do Banco de Sangue. Agradeço a comunidade, entidades que mantém a instituição, Câmara de Vereadores, ao prefeito, Paulo Polis, e a administração municipal, pelo empenho e determinação em realizar esta obra”, disse.

O que vale são os exemplos

“As palavras comovem, mas as ações arrastam”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Ale Dal Zotto, na ocasião, e que a nova sede do Banco de Sangue terá impacto regional. Ele destacou que Câmara de Vereadores se faz presente nos projetos fundamentais para Erechim avançar.

Trabalho de todos

O prefeito, Paulo Polis, ressaltou que os avanços do município de Erechim se devem, também, pela parceria entre o Poder Executivo e o Legislativo. “Além disso é importante reconhecer o trabalho da comunidade”, disse.

“A nova sede do Hemocentro é mais uma obra do programa Investe + Erechim, que vem seguindo a linha traçada desde seu início, para qualificar a saúde pública e, principalmente, cuidar do sangue, da vida e das pessoas. O Banco de Sangue de Erechim será referência no Estado do Rio Grande do Sul, tem máquinas de última geração, e deve ficar pronto em 18 meses, fim do ano que vem”, comenta.

Mais de uma vez, o prefeito Paulo Polis ressaltou que a construção da nova sede do Banco de Sangue só foi possível devido ao trabalho coletivo, de múltiplos atores, entidades, vereadores, empresas e comunidade. “Tem um pouco de cada um de vocês aqui”, disse.

Banco de Sanguedestaca o prefeito Paulo Polis, faz parte do maior programa de investimentos da história do município, mas também conta com recursos da Câmara de Vereadores, do governo estadual e de emenda parlamentar.

Muitas pessoas trabalharam para chegarmos neste momento, na assinatura deste contrato, que envolve um projeto muito complexo. Esta é, seguramente, uma obra estratégica, estrutural, vital para Erechim e região, e só está acontecendo porque nós todos estamos olhando e remando juntos na mesma braçada”, ressaltou o prefeito Paulo Polis.

O novo Banco de Sangue será referência para todAlto Uruguai, aproximadamente 240 mil habitantes, e vai manter estoque de sangue e hemocomponentes compatíveis com as necessidades da região, prestando excelente atendimento aos doadores, bem maior de uma unidade hemoterápica.

 Fonte: PME