Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Lucas Farina toma posse como presidente do Legislativo

Lucas Farina toma posse como presidente do Legislativo

Autoridades civis e militares prestigiaram a posse da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo de Erechim. O vereador Lucas Farina (PT) assumiu a presidência em solenidade realizada na noite do último dia 30, acompanhado dos demais membros: Clarice Moraes - PMDB (vice-presidente); Vânia Miola - PPS (primeira secretária) e Fernando Barp (PCdoB), que deixou a presidência e assume agora como segundo secretário.

Ao assumir a presidência, Farina disse que tem orgulho de estar à frente do Legislativo quando Erechim está próxima de completar 100 anos de emancipação. Para ele, é preciso observar e desenhar a cidade para os próximos 100 anos, preparando-a para os filhos, netos e bisnetos. Segundo Farina, ele não espera que seja sempre apoiado em seu ponto de vista, mas defende que todos os vereadores que sustentem com firmeza a liberdade de expressão e de opinião. Afirma que é dever de todos os vereadores cumprir com lealdade tudo o que for realizado em prol do Legislativo, especialmente para a comunidade.

Disse também, que os homens e mulheres que atuam no poder público precisam lutar diariamente para romper o avanço da pobreza, da discriminação, da homofobia, da desigualdade, da indiferença, do descaso e de tudo aquilo que prejudica a vida do cidadão.

Durante sua fala, destacou o crescimento do município e sua referência nacional e internacional na fabricação de produtos como na área têxtil, metalmecânico, alimentação, entre outros. Afirmou ainda, que Erechim é referência em saúde e lembrou a conquista do curso de medicina e da residência médica no Hospital Santa Terezinha.

Destacou a importância da agricultura familiar para a região e falou sobre as últimas conquistas no esporte erechinense. Em 2016, disse que fará o possível para ajudar naquilo que o Legislativo pode fazer, em parceria com instituições, associações e universidades. Para ele, a participação da comunidade com opiniões e sugestões é de grande importância para uma boa gestão.

Um dos objetivos é ampliar o número de sessões ordinárias para ampliar o espaço para debates políticos e avaliação de projetos. O próximo ano também será de eleições para escolha dos prefeitos, vices e vereadores em todo o país. E, diante do momento político que se aproxima disse que disputas e diferentes pensamentos serão colocados em jogo, mas que é preciso lembrar que civilidade não é sinal de fraqueza e que a sinceridade está sempre sujeita à prova.

"Que a partir de agora ambos os lados formulem propostas sérias e preciosas, que procurem ouvir a todos os cidadãos para criarmos um mundo de direito, onde os fortes sejam justos e os fracos seguros," pontua.

O vereador Fernando Barp (PCdoB) deixou a presidência da Câmara de Vereadores de Erechim prestando contas do seu mandato e afirmando que o motivo que o levou até o lugar que ocupa hoje foi o desejo de vencer e de representar uma nova política, que, segundo ele, faz a diferença, mesmo com a sua juventude.

Ele lembra que é o vereador mais jovem desta legislatura e, que o seu partido chegou pela primeira vez no Legislativo erechinense. Disse que foi eleito como presidente a partir da confiança dos colegas vereadores e que isso o proporcionou ser prefeito do município por alguns dias. Barp descreve que esteve na presidência em um ano atípico, de crise política e econômica, mas afirma que nos momentos difíceis procurou "pacificar as divergências, defender e manter o respeito e a dignidade deste poder".

O vereador aproveitou para agradecer a parceria dos demais componentes da mesa Diretora, dos demais vereadores, sua equipe de trabalho, ao PCdoB e a sua família, bem como a todos que contribuíram neste ano para que a cidade se tornasse ainda maior e melhor. Finalizou afirmando que esta foi uma experiência grandiosa. "A maior que já assumi e carregarei estas lições sempre comigo”, finalizou. (Jornal Bom Dia)