Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo cria Comissão Especial para apoiar manutenção dos empregos e auxiliar na busca de soluções para evitar leilão dos frigoríficos da Cotrel

Através da proposição de autoria dos vereadores Anacleto Zanella, Lucas Farina, presidente da Casa e de Silvio Ambrósio,  subscrita pelos demais vereadores, o Poder Legislativo criou uma Comissão Especial para apoiar a manutenção dos empregos e auxiliar na busca de uma solução para evitar o leilão dos Frigoríficos de Aves e Suínos de propriedade da COTREL, hoje arrendados pela Cooperativa Central Aurora de Alimentos. Leilão está marcado para os dias 26 de agosto e 09 de setembro deste ano.

Parlamentares autores destacam que é de conhecimento público que os dois frigoríficos da COTREL, arrendados há vários anos pela Aurora irão a leilão por determinação da Justiça Federal, devido a uma execução fiscal impetrada pela Fazenda Nacional em função de impostos não recolhidos no passado.

“Da mesma forma, é de conhecimento público que o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Erechim e Gaurama já recebeu notificação, no último dia 16 deste mês, de parte da Aurora para que seja agendada uma reunião com a finalidade de tratar do procedimento a ser observado na hipótese de concretização da venda das duas unidades frigoríficas e a consequente ocorrência de dispensa coletiva dos trabalhadores ali lotados”, ressaltam.

Além disso, garantem os vereadores, todos são sabedores dos problemas sociais gravíssimos que esse fato poderá acarretar, pois são aproximadamente três mil trabalhadores e suas respectivas famílias que serão afetadas. “São milhares de agricultores que trabalham na cadeia de carnes na região do Alto Uruguai que sofrerão também graves consequências. Além disso, será enorme o impacto negativo no comércio, nos serviços e em todos os setores da economia local e regional, inclusive para o Poder Público Municipal e da AMAU. Destaca-se, inclusive, que o prefeito Paulo Polis, preocupado com a situação, já está realizando reuniões com a direção da Cotrel e da Aurora, como com a Justiça Federal, buscando auxiliar na busca de uma solução para esta situação”.

Moção de Apoio

Também de autoria dos três parlamentares, subscrito pelos demais vereadores da Casa, foi aprovado o envio de Moção de Apoio à manutenção dos empregos e na busca de uma solução para evitar o leilão dos frigoríficos.