Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Junho Violeta: aprovado projeto do vereador Ale Dal Zotto que conscientiza sobre a violência contra idosos

Junho Violeta: aprovado projeto do vereador Ale Dal Zotto que conscientiza sobre a violência contra idosos

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, realizada na segunda-feira (16), o vereador Ale Dal Zotto (PSB) levou ao plenário um tema que precisa ser tratado e enfrentado com rigor tanto pelo poder público quanto pela sociedade em geral: a violência contra idosos, que, de acordo com dados do Disque Direitos Humanos, tem aumentado expressivamente desde o início da pandemia de covid-19. A fim de colocar este debate no centro das atenções, o parlamentar apresentou um projeto de lei que institui em Erechim a campanha “Junho Violeta”, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A proposta foi aprovada por unanimidade, e aguarda sansão do Poder Executivo para entrar em vigor.

Conforme explica Dal Zotto, a campanha consiste na realização, durante o mês de junho, de ações educativas e preventivas visando à redução da violência contra a pessoa idosa, tais como palestras, gincanas, debates, exibição de filmes e promoção de concursos culturais, contando sempre com suporte de psicólogos, assistentes sociais e demais profissionais capacitados. “É necessário garantir o envelhecimento de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor ou tristeza. Orientar a população em geral como identificar essas violências e onde denunciá-las, e, ao mesmo tempo, preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos”, detalha o vereador, ressaltando a importância da mobilização não somente contra agressões físicas, mas também contra casos de violência psicológica, negligência e abuso financeiro.

registrado em: