Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Iniciam obras de instalação do espaço físico do Memorial Legislativo de Erechim

Iniciam obras de instalação do espaço físico do Memorial Legislativo de Erechim

A preservação e a valorização da história do legislativo de Erechim passarão a contar com mais um local de destaque na Câmara de Vereadores. Iniciaram nesta semana os trabalhos de instalação do espaço físico do Memorial Legislativo no subsolo da ‘Casa do Povo’.

Móveis antigos, objetos históricos e o reaproveitamento de materiais estão sendo usados para ambientar um espaço de preservação. As ações, são realizadas por uma equipe de servidores e coordenadas pela vereadora Ana Oliveira (MDB), idealizadora do Memorial Legislativo e que neste ano recebeu do presidente Ale Dal Zotto (PSB) a tarefa de dar continuidade a implementação dos trabalhos. “De forma consciente estamos dando andamento a esta proposta que agora é Lei Municipal. Teremos um espaço de memórias e que será referência na nossa região e no Estado. Vale destacar que o espaço que está sendo preparado com muito esforço e pesquisa, em breve será um espaço aberto à visitação. Aqui a comunidade poderá conhecer detalhes da história da Câmara que está entrelaçada a do nosso município”, pontuou a vereadora.

A definição de estratégias de implementação passa por encontros realizados pelo ‘Grupo de Trabalho’ responsável pelo desenvolvimento do projeto que tem como finalidade o resgate histórico do legislativo de Erechim até os dias atuais. “A Ana implementou e deu início ao projeto por isso solicitei a ela que coordene os trabalhos também neste ano. Precisamos concentrar esforços para que esse resgate histórico tenha continuidade”, explica Dal Zoto.

Memorial Legislativo de Erechim

O Memorial Legislativo foi implantado em 2021. A primeira etapa do projeto foi concluída com a inauguração da galeria das ex-presidentes e ex-vereadoras. A proposta se tornou Lei Municipal em 21 de setembro do ano passado.

A proposta prevê ainda as etapas de implantação de acesso ao acervo histórico digitalizado no novo Site da Câmara (em construção) e realização de concursos e eventos culturais que envolvam a comunidade. “Vale destacar que toda ajuda e contribuição é bem-vinda. Toda comunidade está convidada a participar das ações do Memorial Legislativo. Estamos, inclusive, buscando parcerias e o apoio intelectual dos nossos historiadores e de instituições de ensino”, destacou Ana Oliveira.

registrado em: