Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Homenagem a Laura Laís Durli lota Plenário da Câmara e emociona tradicionalistas

Com o Plenário completamente lotado de tradicionalistas, prendas e familiares, o Poder Legislativo outorgou, na manhã do último sábado, com a entrega da Medalha Mérito Legislativo a Primeira Prenda Mirim do Rio Grande do Sul, Laura Laís Durli, como também fez a entrega de Menção Honrosa para as Prendas Estaduais da Gestão 2014/2015, numa proposição dos vereadores Clarice Moraes, Fernando Barp, Sergio Alves Bento e Paulo Cezar Fávero.

“O que falar da pequena Laura, nossa representante que nos honrou com esta conquista. Filha de Ronaldo Durli e Aline Taís de Mattos Durli, se interessou pelo tradicionalismo desde o ano de 2006, quando na escola em que estudava uma prenda chamada Larissa Vier apresentou um projeto que desenvolvia sobre o Movimento Tradicionalista Gaúcho e, a partir daquele momento o encantamento foi tão grande que depois de muita insistência com sua família, para alegria de todos, ingressou no Centro de Tradições Gaúchas Sentinela da Querência com apenas cinco anos de idade”.

Ganha a faixa de Prendinha e iniciou a gestão 2007/2008 e em 2010 ganhou o Concurso Interno para Primeira Prenda Mirim do CTG Sentinela da Querência, no ano seguinte conquistou o cargo de Primeira Prenda Mirim da 19 Região Tradicionalista e com este título representou os 34 municípios na 42 Ciranda Estadual de Prendas – Fase Estadual, ficando em sexto lugar na classificação geral.

“Continuou persistindo, se dedicando e em 2014 conquistou o Título de Primeira Prenda Mirim do Estado do Rio Grande do Sul, representando o município de Erechim e a nossa região tradicionalista. Bela caminhada de muita aprendizagem, de formação de princípios e valores humanos que com certeza são uma das maiores virtudes do povo gaúcho e, em especial, de uma prenda do Estado”, pontua Clarice.

Parlamentar ressaltou em seu discurso que, para ser Prenda vai muito além da vestimenta tradicional, é muito mais que submeter-se a vários testes que avaliam seu conhecimento, sua desenvoltura e seu comprometimento com a causa tradicionalista. Ser Prenda é abdicar uma série de atividades pessoais para servir de alicerce para o tradicionalismo. É representar o Estado simbolizando a mulher gaúcha.

Clarice também destacou as Prendas presentes de diferentes Regiões Tradicionalistas que também receberam a homenagem da Casa que, com muito amor, compromisso e lealdade representam o Estado: Caroline Castanha de Ávila Lemos, Laura Callegaro de Oliveira, Bárbara Janaína Gomes Schneider, Amanda Faleiro, Andressa Canova Motter, Caroline Borges de Lemos, Tayline Alves Menganeli e Maysa Rebelo Crestani, gestão 2014/2015.

“Nosso muito obrigado e o desejo de muito sucesso a todas, mas a caminhada apenas começou, pois com certeza o futuro reserva muito mais a cada uma de vocês. Parabéns ao MTG, 19 RT e aos CTGS que organizaram esses eventos e concursos deixando sempre acesa a chama da tradição. Parabenizo em especial às famílias que são a base de tudo, pois é uma caminhada árdua que dispõe de tempo e dedicação, mas estão ali firmes e fortes, apoiando, incentivando e cultivando raízes do tradicionalismo”, finaliza.

Em sua manifestação, que arrancou aplausos de uma plateia em pé, Laura Durli destacou a sua felicidade pela homenagem recebida pelo Poder Legislativo de seu município. “O que comprova que Erechim valoriza a cultura, e isto gera uma cidade em constante transformação, pois o gaúcho tem no seu modo de agir a cordialidade e, portanto, devemos buscar no passado os melhores momentos para o futuro que se apresenta e criarmos um mundo melhor. Esta faixa de Primeira Prenda Mirim representa o orgulho daquilo que acredito, portanto, faço um agradecimento a todas as pessoas que sempre me auxiliaram para que pudesse chegar até aqui, em especial ao inesquecível Zulmir Sotoriva. Agradeço esta homenagem que ficará na minha memória para sempre”.