Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Grafites dão cor e vida aos muros da Creche Madre Alix.

Grafites dão cor e vida aos muros da Creche Madre Alix.

No Brasil, como no exterior são vários os nomes que despontam através da arte da tinta que, tendo como pano de fundo as paredes e muros, transmitem mensagens que são, aos poucos, codificadas pelos que dela apreciam. De um estágio de marginalização para uma arte confirmada e reconhecida em todo o globo, dá o tom em vários locais nos mais diferentes perímetros urbanos.

Para tanto, para valorizar ainda mais quem faz este tipo de arte, numa parceria entre o gabinete da vereadora Clarice Moraes, o Centro de Esportes e Artes Unificados (CEU), a Creche Madre Alix e o artista Guilherme Garcia, do Coletivo Arte das Ruas, se oportunizou o embelezamento dos muros internos e externos da creche, que passa a ser, a partir de agora, um local de arte para as crianças, funcionários e pais daquele educandário.

Guilherme conta que as inspirações vieram de um rito tribal da África, como do lado místico chinês. “Conta a história de GRIO, um contador de história da África que, nômade, levava a sua mensagem para as demais tribos da época. Um retrato da arte contemporânea”.

Uma forma de misturar a cultura do Grafite e a do Movimento Hip-Hop que ganhou, recentemente, uma semana dentro do calendário cultural do município, numa proposição do vereador Araújo com a unanimidade de todos os vereadores.

Para a realização das obras, Guilherme contou com a ajuda de mais três pessoas ligadas com a arte do grafite. Satisfeito com sua obra e as demais já realizadas, destaca que já está tendo notoriedade nacional, visto que estará em São Paulo participando do Projeto Periferia das Ideias, como também recebeu convite para participar de uma exposição na Espanha no ano de 2017, a qual garante que estará presente.

Na oportunidade, além da vereadora e do artista, a presença do Diretor do CEU, Jonas Rodrigues dos Santos e Cleusa Basso, Diretora da Madre Alix, que agradeceu a parceria que foi formada e que culminou numa obra como esta, que marca as manifestações culturais de nosso município. “Agradeço em muito pela parceria e do trabalho de Guilherme e demais envolvidos, que levaram cerca de quatro meses para terminarem as pinturas. Também quero agradecer ao Carvalho Materiais de Construção pela doação da tinta”.

Clarice Moraes, por sua vez, destacou a satisfação de ver o trabalho concluído e a realização pessoal do artista junto com sua obra. “Que bom que podemos oportunizar aos artistas um local para poderem se manifestar culturalmente. Este local passa, a partir de agora, como outros que já existem em Erechim, a ser um cartão de visitas que mostra o potencial artístico de nossa gente. A solicitação foi nossa, mas o resultado é de todos e do próprio

registrado em: