Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Erechim terá a Semana Municipal Hip-Hop

Erechim terá a Semana Municipal Hip-Hop

Durante a semana poderão, por iniciativa dos integrantes deste movimento cultural ou as entidades que se congregam, ser realizadas manifestações artísticas, oficinas, debates, entre outras atividades que propaguem e divulguem a cultura, como ferramentas de expressão e socialização dos jovens.

O Hip-Hop é um movimento de cultura juvenil que surgiu nos Estados Unidos nos últimos anos da década de 70, unindo práticas culturais dos jovens negros e latino-americanos nos guetos e ruas dos grandes centros urbanos. É construído pela linguagem artística da música, dança e arte plástica.

No Brasil, no final dos anos 80, o movimento, especialmente o ritmo Rap, se tornou para os jovens das periferias urbanas, um meio fecundo para mobilização e conscientização. Muitos grupos foram criados, ocupando um espaço de articulação e atuação no campo social, para reivindicar o direito se ser cidadão, participar do mercado de trabalho e para lutar contra a violência e a discriminação. Esses grupos são organizados por rappers, DJ´s, grafiteiros e breakers de uma mesma localidade.

Movimento está, progressivamente, tomando força em muitas cidades de todas as regiões do Brasil, se desenvolvendo principalmente nas comunidades mais carentes, transformando a vida de muitos jovens por meio do lazer e da arte em forma de luta e resistência às dificuldades cotidianas.

Atualmente está associado com diversos projetos sociais e educativos por todo o Brasil, enfocando seus mais variados aspectos, dança, identidade racial, arte, luta social, lazer, educação física e filosofia de vida.

A intenção da Semana é promover um evento democrático de ampla participação popular, que incentive a prática da dança, da música e das artes plásticas como expressões de identidade dos jovens, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento do saber comunitário.

Líder do Governo, Lucas Farina, destacou a importância do Projeto de Lei, uma reivindicação dos jovens que fazem este tipo de manifestação cultural. “Todos os anos teremos uma semana especialmente voltada para o Hip-Hop”.  “Louvável a iniciativa do vereador Araújo”.

Claudemir de Araújo, por sua vez, destacou que foi procurado por jovens que fazem parte do Movimento e demonstraram interesse em fazer com que o Hip-Hop fosse uma manifestação cultural maior do que até então, para tanto que fosse colocada no calendário do município através de uma semana voltada para o mesmo.

“Fizemos nossa sugestão devido ao belo trabalho que é feito pelos mais de 200 jovens que fazem parte deste Movimento. Agradeço ao Poder Executivo por nos ter atendido, mais uma vez, visto que a demanda era de muitos anos. Este é um Movimento que cresce ano após ano e marca a sua importância no município”, finalizou.