Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aprovado projeto dos vereadores Romildo e Sandra que incentiva o cultivo de hortas comunitárias

Aprovado projeto dos vereadores Romildo e Sandra que incentiva o cultivo de hortas comunitárias

Na sessão ordinária da última segunda-feira (25), foi aprovado o projeto de lei de autoria dos vereadores Romildo Protetor (MDB) e Sandra Picoli (PCdoB) que visa a utilização dos de terrenos públicos e terrenos sem uso para viabilizar o cultivo de hortas comunitárias e compostagem em vilas, bairros e distritos de Erechim. 

O projeto busca contribuir com uma alimentação de qualidade as famílias de baixa renda, orientar na construção de hortas para o cultivo de hortaliças como fontes de vitaminas e sais minerais, aumentar e beneficiar à saúde de todos os participantes. 

Os vereadores citam que a iniciativa também ajudará na conservação dos terrenos limpos e afirmam que mais ações com esse fim estão sendo realizadas. “Já são inúmeras as iniciativas de projetos bem-sucedidos neste sentido como, por exemplo, o projeto administrado pela ONG Cidade Sem Fome que, através da produção orgânica de hortaliças em 27 terrenos subutilizados na zona leste paulistana, beneficia 650 pessoas com renda familiares de 1 a 2 salários mínimos. Outra iniciativa semelhante é o projeto ‘Quintais sustentáveis’ desenvolvido em Roraima numa parceria da Embrapa, Casa de Timóteo e com fomento do CNPQ que conseguiu estimular a produção colaborativa e sustentável de hortaliças, frutas e plantas medicinais em quintais de Boa Vista para consumo dos próprios produtores e de moradores locais”, apontam.

Além disso, o poder público também vem estimulando a criação de hortas urbanas como o projeto - recentemente destacado pela ONU - das Hortas Cariocas, que produz anualmente 70 toneladas de alimentos orgânicos em suas 42 unidades situadas em escolas e comunidades localizadas em regiões vulneráveis da cidade do Rio de Janeiro.