Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Ferramentas Pessoais

Navegação

Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Aprovado o projeto de lei dos parklets, de autoria da presidente Ana Oliveira e do vereador Renan Soccol

Aprovado o projeto de lei dos parklets, de autoria da presidente Ana Oliveira e do vereador Renan Soccol

Na última sessão ordinária do Poder Legislativo erechinense, realizada na segunda-feira (24), foi aprovado o projeto de lei que visa à instalação de extensão temporária do passeio público, popularmente denominada parklet, no município. A proposta, de autoria da presidente Ana Oliveira (MDB) e do vereador Renan Soccol (Progressistas), contou com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, e tem como principal objetivo ampliar a oferta de espaços públicos de convivência à comunidade.

Conforme explicam os parlamentares autores do projeto, esta iniciativa já é realidade em diversas cidades do Brasil e do mundo. No Rio Grande do Sul, municípios como Rio Grande, Farroupilha e Porto Alegre aderiram – com sucesso – aos parklets. “A finalidade desta ideia é garantir espaços que realmente possam ser utilizados recreativamente pela população, além de promover convivência nas ruas para proporcionar aos cidadãos maior interação social, democratizando o uso das vias de nossa cidade”, observam Ana e Soccol, ressaltando que a instalação dos espaços se dará através de parcerias com a iniciativa privada, sem gerar custos ao município.

Sobre os parklets – O uso e extensão do passeio público, denominado parklet, é a implantação de uma plataforma sobre a área antes ocupada por veículos na via pública, equipada com bancos, floreiras, mesas, cadeiras e guarda-sóis. Além da utilidade, os parklets contribuem para o embelezamento da cidade, humanizando e melhorando a paisagem urbana. Um exemplo já existente em Erechim está no parklet localizado na Avenida Maurício Cardoso, em frente ao Plaza Imigrante.

registrado em: ,