Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Legislativo aprova Projeto de Lei que institui a Semana do Alimento Orgânico e Agroecológico

por Maristela Guareschi publicado 23/06/2016 08h22, última modificação 23/06/2016 08h22

Vereador presidente do Poder Legislativo, Lucas Farina, iniciou a semana com a satisfação de ter aprovado o Projeto de Lei Executivo, oriundo de seu Projeto de Lei Sugestão, que também teve a aprovação unânime de todos os vereadores da Casa, que institui a Semana do Alimento Orgânico e Agroecológico no município de Erechim.

O tema é pauta de reuniões de um Núcleo Regional de Agroecologia, com a participação de vários segmentos da sociedade, que motivaram o parlamentar a tomar a iniciativa que passou pelo Plenário da Casa ainda no mês de maio passado.

Lucas destaca que a Semana do Alimento Orgânico e Agroecológico é uma campanha nacional coordenada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em parceria com os Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, da Fazenda, do Meio Ambiente, da Pesca e Aquicultura, da Saúde, da Secretaria Geral da Presidência da República, entre outras organizações governamentais e não governamentais.

O objetivo da Campanha é estimular e diversificar o potencial agrícola local com a cultura da produção de alimentos livres de defensivos, mas também inserir os alimentos oriundos da agricultura orgânica nas feiras regionais, na alimentação escolar e no comércio em geral.

Campanha também visa a promoção do produto orgânico e a conscientização dos consumidores sobre os princípios agroecológicos que regem a produção orgânica. “Princípios que buscam valorizar a produção de alimentos e outros produtos necessários ao homem de forma mais harmônica com a natureza, que contribuam para a saúde de todos e para que haja justiça social em todos os segmentos de sua rede de produção”.

A Semana de Alimento Orgânico e Agroecológico, realizada nacionalmente desde o ano de 2005, representou o início de um trabalho articulado entre organizações governamentais e não governamentais com o objetivo de aproximar produtores e consumidores na busca da construção de relações de consumo, pautadas no comércio justo e na melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade.

A Campanha vem promovendo diversos eventos como seminários, palestras, exposição e degustação de produtos, panfletagem, divulgação em mídia impressa e audiovisual, rodas de conversa, eventos educativos, culturais, visita de campo, dentre outras.

Lucas lembra que a partir de 2015, a Semana do Alimento Orgânico e Agroecológico foi um marco de partida da Campanha de Valorização da Produção Orgânica que está sendo desenvolvida ao longo de todos os anos. “Baseado no que está sendo realizado em nível de Brasil e de Estado, nos sentimos desafiados em criar a campanha, também, aqui no município de Erechim, visto que existem vários agricultores que aqui já produzem alimentos orgânicos e é uma forma de estimular outros produtores a entrarem nesta campanha”.

O lançamento anual da campanha foi fixado para ocorrer sempre na última semana de maio, que em 2016 se deu entre os dias 28 de maio de 05 de junho. O slogan aborda a educação formal e não formal, como aspecto central relacionado aos diversos princípios agroecológicos, como promotora da saúde, da segurança alimentar e nutricional, do desenvolvimento sustentável, com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida do trabalhador rural e do consumidor.

“Outra abordagem importante é informar ao consumidor como reconhecer o produto orgânico nos diversos espaços de comercialização, para que participe como agente no controle da qualidade orgânica, melhorando a relação de confiança com os produtores”, finaliza.