Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Claudemir de Araújo solicita concessão de auxílio transporte aos servidores do Executivo seguindo parâmetros do Legislativo

por Carlos Alberto da Silveira publicado 12/09/2017 14h05, última modificação 12/09/2017 14h05

Claudemir de Araujo

Vereador Claudemir de Araújo solicita ao Executivo Municipal, estudos de viabilidade para a concessão de auxílio-transportes aos servidores do Poder Executivo nos mesmos parâmetros do já concedido aos servidores do Poder Legislativo.

Na justificativa, Araújo destaca que o auxilio-transporte consiste em um benefício de natureza indenizatória e destinado ao ressarcimento de despesas decorrentes de efetivos deslocamentos casa/trabalho e vice-versa, dos servidores, mediante opção destes.

“Os servidores públicos municipais desde o ano de 2002 não são mais celetistas, tornaram-se estatutários, mas ainda persiste o pagamento de vale-transporte nos moldes da CLT, o que é irregular, pois cabe ao município elaborar uma lei própria para conceder o mesmo aos seus servidores, como o Poder Legislativo já realizou no ano de 2003, através de Lei Municipal”.

O auxilio constitui-se em benefício que não tem natureza de salário o vencimento, não se incorpora a estes para quaisquer efeitos e não será sujeito à incidência de contribuições previdenciárias ou de renda. È vedada a incorporação do auxílio aos vencimentos, à remuneração, ao provento ou pensão dos servidores.

O mesmo será pago em pecúnia, na importância referente a 80% do valor do transporte coletivo urbano, considerando-se a carga horária dos servidores, pagos mensalmente aos servidores do poder Executivo, desde que cumpram os requisitos da presente na legislação específica.

“Somos sabedores que diversos bairros e loteamentos novos de nosso município ainda não possuem transporte coletivo urbano disponível, e aonde existe os itinerários são limitados e os horários são insuficientes para o atendimento de nossa população. Diante disso, nada mais justo de se conceder aos servidores públicos do Executivo, o auxílio diretamente a estes, em depósitos bancários, para que possam através de seus veículos particulares ou através de lotações, se deslocarem com maior conforto e segurança”, finaliza.