Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Ale Dal Zotto recebe abaixo assinado de moradores que não querem o Albergue Municipal e Abrigo para Mulheres na Rua Andradas

por Carlos Alberto da Silveira publicado 21/07/2017 15h44, última modificação 21/07/2017 15h44

Presidente recebeu cópia

O presidente do Poder Legislativo, Ale Dal Zotto recebeu, na tarde desta sexta, 21, Tiago Nora Riess, morador da Avenida Pedro Pinto de Souza, que fez a entrega de cópia do abaixo assinado contendo 1200 assinaturas de moradores e trabalhadores de empresas próximas, solicitando o impedimento da abertura do Albergue Municipal e Abrigo para Mulheres na Rua Andradas, conforme planejamento da Secretaria da Cidadania da Prefeitura Municipal.

Cópia igual foi entregue ao prefeito Luiz Francisco Schmidt e ao Ministério Público, onde texto destaca que o Albergue Municipal, nos moldes em que funciona, já há décadas em Erechim, se tornou um problema, ao invés de solução. Há mais de 30 anos localizado na Avenida Tiradentes, em instalações locadas pela Paróquia São Pedro ao município, recebe cerca de 20 pessoas por dia entre homens e mulheres e serve mais de 70 refeições diárias, concedendo-lhes banho, alimentação e abrigo provisório, em muitos casos em longo prazo.

Cita ainda que, no local foram instalados moradores de rua, adultos e adolescentes dependentes químicos, meninas em situação de risco social recolhidas das ruas com envolvimento em prostituição e mulheres e crianças vítimas de violência doméstica que precisavam ser afastadas do ambiente familiar. Presidiários liberados do presídio em regime aberto ou que cumpriram penas também são recebidos no local.

“A nova localização, próxima a duas praças públicas e sete escolas, é o local mais inadequado que o anterior e pode vir a protagonizar problemas ainda mais sérios. Motivo pelo qual, desde já, moradores e comerciantes vizinhos ao imóvel que está sendo preparado para receber o Albergue, mobilizam-se para impedir a mudança. Como pode instalar o alguergue nesta área, quando o Ministério Público já notificou a prefeitura anteriormente, em local bem menos central”, pontua o texto.

A nota diz ainda que, torna-se preocupante o fato de haver inúmeros imóveis desocupados  e baldios próximos ao local, bem como a eminência da Praça, hoje local de lazer, esporte e cultura, passar por um retrocesso no seu processo de revitalização voltando a ser um local de concentração de dependentes químicos e delinquentes.

“É preocupante a possibilidade de os moradores e trabalhadores das proximidades não se sentirem seguros em seu próprio domicílio, com a perturbação pública, que isto certamente acarretará. Todo o comércio e serviço de as residências do entorno sofrerão profundamente com a localização do albergue para esta área”, reforça.

Fotos anexadas junto ao abaixo assinado mostram que as casas do entorno são simples, com grades e portões baixos somente para conter animais, com um grande número de crianças e pessoas idosas que caminham pela região com despreocupação até o momento.

“A nova localização, próxima a duas praças públicas e sete escolas, é local mais inadequado que o anterior e pode vir a protagonizar problemas ainda mais sérios. Motivo pelo qual, desde já, moradores e comerciantes vizinhos do imóvel que está sendo preparado para receber o Albergue, mobilizam-se para impedir a mudança. Como pode se instalar nesta área, quando o Ministério Público já notificou o Executivo anteriormente, em local menos central”, justifica.

Dal Zotto, após receber a cópia, destacou que estará repassando o abaixo assinado a todos os demais vereadores da Casa para que possam estar ciente do tema, como tecerem comentários sobre o mesmo.